terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nada de deixar a meta em branco para depois dobrar a meta!

Eita, chegou dezembro... daqui para frente começam as retrospectivas do ano e, é claro, os planos e metas para o ano seguinte.  Em uma inspiração que vem fortemente neste período começamos a refletir sobre o que foi feito (ou ainda será) nos 365 dias deste ano (que nem acabou ainda rs).


Num passe de mágica, tiramos da gaveta todos os sonhos que foram estimados em 01/01/2015. Terminar aquela faculdade (ou começar), comprar um carro, uma casa, casar, parar de fumar ou de beber, matricular-se na academia, perder 10 kg, alimentar-se melhor... Enfim, quem nunca começou janeiro com muito pique para resolver a vida de uma vez por todas?
Sabemos que não é preciso esperar a virada do ano para iniciar aquela guinada na nossa vida. Mas isso já é uma tradição (e eu mesma sou dessas rs). No mínimo, você está pensando no ano de 2016 com o objetivo de organizar seus planos para o novo ano...
É verdade gente, elaborar metas é não só necessário como obrigatório. O problema não está no momento da elaboração deste “Plano de Ação”, está em tantas expectativas e poucas realizações, porque, infelizmente, sonhos não se realizam sozinhos. É preciso ação!
Sei que tem muita gente que é mais de ação e menos de planejamento, sei que algumas pessoas (poucas) conseguem alcançar todos os seus propósitos e ainda alcançar o sucesso sem o estabelecimento de metas, mas, eu não indico isso, não só porque eu sou de processos (rs), não indico porque quando você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.
Algumas das propostas para 2016 serão fáceis de concretizar, outras são mais ousadas, vão exigir mais ação e talvez mais sacrifícios. Mas aproveite esse finalzinho de ano, e como eu, pegue uma folhinha e uma caneta e vamos PLANEJAR!
O que você quer entregar ou receber em 2016? Se não souber o que quer, nunca alcançará tais objetivos. Depois de listados os planos, vem o passo mais importante... Como alcançá-los? (definitivamente nãos e emagrece 10kg em cima do sofá, não se muda de emprego sem um currículo, enfim...), importante é você saber que não existem sonhos inatingíveis (a não ser que você esteja sonhando com teletransporte ou coisas assim).
Todo final de ano eu faço isso, escrevo todas as metas que quero conquistar no ano seguinte (e acredite, eu consigo realizar muitas ou a maioria delas). O que eu sempre levo em consideração:
·      *  O que eu queria e não conquistei neste ano?
·      *   Quais são meus deveres? (Aquilo que eu não tenho opção, tenho obrigação de conseguir neste novo ano).
   *   Quais são meus desejos? (São aquelas metas que eu vou buscar conseguir, vou fazer um plano, vou monitorar e controlar o desempenho).
·      *     Quais são os meus sonhos? (Estas são minhas metas Plus, aquelas ousadas e que, podem (mas tomara que não) não serem atingidas).
Divido sempre em metas de pequeno, médio e grande porte. As pequenas eu acabo conquistando quase que naturalmente, mas gosto de listá-las porque no final do ano, quando vou fazer a recapitulação elas somam a favor do sucesso do meu planejamento (rs).  As médias são aquelas que exigem um pouco mais de esforço (esse ano foi iniciar a atividade física... finalmente consegui me organizar para fazer isso duas vezes na semana e tenho sido quase fiel a este propósito), e, finalmente, as de grande porte, estas geralmente são atreladas aos meus sonhos (este ano consegui atingir uma e uma infelizmente ficou para 2016).
Agora, pegando meu caderninho de metas (que eu sempre guardo para conferir meu desempenho ao longo do ano), começo a ver que fiz muuuuuuita coisa, mas o ano acabou e algumas ficaram para depois. Como eu não sou como a Dilma, não vou deixar a meta em branco (pra quando alcançar a meta poder dobrar essa meta hehehehehe), não... Eu vou começar a escrever minhas próximas metas.
Você não precisa ser tão processual quanto eu, mas isso é natural para mim e, por incrível que pareça, não é chato ou pragmático. Para mim é super confortável e me ajuda muito. E para você, o que funciona?
Só quero aproveitar esse post para te fazer um alerta. Não deixe 2016 acabar do mesmo jeito que 2015. Não espere que o movimento da terra te tire do lugar... ATITUDE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário