sexta-feira, 22 de julho de 2016

Você é uma PROCRASTINADORA??? Não deixe para ler depois!

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.
Estou esperando vocês lá!!

http://sobresersupermulher.com

******************************************************************************


Com certeza você já ouviu falar que Brasileiro deixa tudo para a última hora, hahaaaaa pois saiba que isso NÃO É VERDADE, bem... é verdade, mas  não é a verdade completa, na verdade esse não é um problema só do brasileiro, é uma característica humana (rs).

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, mas, tem uma galera que se tornou expert nesse comportamento e isso é prejudicial, e infelizmente, fala muito sobre você. Então vamos conversar um pouquinho para que você entenda mais sobre essa mania H O R R O R O S A !

Em primeiro lugar, as causas psicológicas da procrastinação podem variar muito, mas geralmente estão ligadas a fatores como ansiedade, baixa autoestima, uma mentalidade autodestrutiva ou a pura e simples falta de respeito ao próximo.

Nesse momento aparecem aqueles “sabotadores” de que já falamos em outro post. Os pensamentos e posturas como a preguiça, a desorganização, a falta de foco, a baixa autoestima, o medo... são os principais responsáveis pela procrastinação que, ao contrário do que alguns pensam, afeta a todos sim, mas em diferentes esferas. Tem gente que é muito organizado no trabalho mas passa 6 meses para ir no dermatologista (essa sou eu mas é segredo rsrs) e tem aqueles que tem suas tarefas pessoais em plena ordem e seu guarda roupa em perfeito estado, mas não entregam nada no prazo em seu trabalho. Conheço alguém que fez uma pós-graduação há 05 anos e até hoje não foi entregar o TCC (não vou dizer quem é mas tem gente que deu risada agora com certeza), essa pessoa afiram não ser procrastinadora, mas... sobre a ótica do nosso estudo... do que mais poderíamos chama-la???

Eu sempre achei que não era procrastinadora, eu sou uma pessoa de altíssima conformidade, se eu acordo um prazo eu entrego mesmo que tenha que fazer durante a madrugada quando os meninos estão dormindo, não adio decisões, não deixo de fazer demandas que precisam ser entregues... contudo... tenho que confessar, eu tenho uma lista de pequenas tarefas na minha frente que parece que brotam... nunca termina, semana após semana a lista repete itens como ir no dermatologista (já remarquei duas vezes, e isso porque demorei quase 6 meses para achar o telefone do médico), ir no dentista (virghe... esse eu lembro quase que todo dia de marcar mas no dia seguinte olha o item lá), ligar para o cartão de crédito, desenhar o fluxograma do helpdesk e lavar meus pincéis de maquiagem (rsrsr... esse é o melhor... eu já gastei duas bases da MK em curtíssimo prazo porque estou usando as mãos para passar a base, já que, meu pincel se transformou em uma colônia de bactérias e chega está durinho pedindo uma higienização).

Enfim... Não são pendências pessoais, são pequenas atividades que, por algum motivo, meu cérebro me convence que posso fazer depois. Ai é que você deve estar se identificando comigo porque, vou te contar, as mulheres tem uma quantidade absurda de atividades adicionais para cumprir.

A não ser que você seja uma exceção, se for como eu, é você que tem que marcar os médicos de todos os membros da família, fazer o mercado, ir no correio, arrumar o guarda roupa... sem contar que algumas das nossas atividades podem até ser consideradas inúteis... tipo lavar os pincéis (que ganho Maria leva com isso pelo amor de Deus). Somadas as atividades que você não adia, a lista de tarefas a cumprir em uma dia torna-se quase que desumana. Se você sente que precisa de mais 24h no seu dia, tem alguma coisa errada... Hora de repensar!! 



Mas... Não da para ser produtiva assim, assumindo que a procrastinação é real e não pode ser vencida. É possível se organizar e conseguir cumprir com suas atividades, ter compromisso com suas demandas, tirar da lista o que não é necessário, dar atenção ao que é importante e principalmente, parar de sofrer com as mentiras que os sabotadores querem te empurrar goela abaixo.

Essa semana li uma frase da Meg Whitman (ela é CEO da Hewlett-Packard) onde ela diz que “Geralmente os problemas não melhoram com o tempo. Eles só melhoram quando a gente resolve”. A frase ficou na minha cabeça, fiquei pensando que a bagunça do meu guarda roupa não vai melhorar se eu não for arrumar, o meu pincel de base não vai se auto limpar, e o lustre da sala não vai se pendurar  se eu não for compra-lo (embora sobre esta pendência eu tenha que dividir a responsabilidade com o Rubem, mas isso é coisa para outro post).

Se você está procrastinando porque tem medo saiba que seu psicológico está te  sabotando! As vezes não fazemos algo por medo do fracasso, o medo de algo nos faz querer colocar pra baixo do tapete, adiar sequer pensar sobre o assunto, e fazer algo mais conhecido e seguro. Entenda que seu sofrimento só será resolvido com uma guinada, um impulso de coragem e de atitude.

Se você não faz porque é muito ansioso e perfeccionista. Saiba que o que você pode entregar é o seu melhor. Não deixe nada para depois esperando as melhores condições de temperatura e pressão para fazer algo... o máximo que você pode dar é o seu melhor e, se não for o suficiente, pode ser que a tarefa não valha o sofrimento.

Se você tem o padrão de protelar o que é importante até que vire urgente, do tipo que precisa estar sobre pressão, entenda que você está se sabotando. Sua consciência quer te convencer de que esse padrão te faz ser produtivo, mas seu rendimento vai cair porque quando o assunto virou urgente ele não terá de você o mesmo grau de análise que teria se não fosse o caso.

Se você protela porque se sente sobrecarregado, entenda que ninguém é insubstituível. Você pode sim dar conta de tudo, mas, para isso, precisa ser organizada e entender que você é humana, vai precisar fasear suas tarefas,  algumas coisas não podem ficar pra depois e outras não vão entrar na lista e pronto! Simples, mas sem sofrimento! É muito importante aprender a se planejar e separar as tarefas urgentes das importantes para atingir objetivos.

 Se você é procrastinador porque não respeita o outro (tem desses também, aquele nunca cumpre um prazo, nunca entrega um processo, nunca chega na hora, nunca prioriza as atividades que devem ser feitas, etc...etc...etc..) porque pensa que o mundo gira ao seu redor, nesse caso sugiro que você procure um médico, pode ser labirintite!!!

Esse blog não é de autoajuda, e eu realmente defendo que as pessoas são diferentes e essas manchetes tipo 10 dicas para ser feliz, 08 maneiras de ficar magra, etc..etc... etc.. são uma balela... não existem soluções pré-moldadas para todas. Mas, eu listei para mim algumas diretrizes que quero seguir... quem sabe não são boas para você!


·            O primeiro passo ainda é a lista!! Liste tudo o quer você tem que fazer e não deixe nada for a da lista sejam coisas grandes ou pequenas atitudes.
·                Planeje e aproveite, não será tão difícil ou terrível. Entre para o momento presente, e terá prazer em cada ação.
·                Faça as coisas chatas primeiro!
·            Não tenha medo de fazer, mesmo que as coisas assustadoras, aquilo que você acha que não conseguirá, vá fazer! Tente!
·                Foque no resultado e não na tarefa. Foque no benefício daquilo que você tem que fazer, e não na atividade em sí!
·                Quando a causa é grande, qualquer tarefa é pequena!
·                Tome a decisão de fazer e FAÇA!
·                O que você tiver que fazer, faça bem feito, para que não tenha que fazer duas vezes!
·              Tenha compromisso, com você e com os outros! Faça todo esforço necessário para cumprir com sua palavra.
·                Avalie se realmente tudo que está na sua lista precisa ser feito por você. Será que mão há tarefas que poderiam ser delegadas?

·                Não se estresse! Seja feliz com suas escolhas!

Só não vale colocar a leitura do blog na lista do "Não Urgente" viu... Autoconhecimento é o primeiro passo para uma vida melhor, e estamos trabalhando nisso JUNTAS!!!

Fica comigo... me segue e compartilha...

Bjos


Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! :) 




8 comentários:

  1. Maravilhoso!! Amei o texto !! E a cada dia tenho a certeza, que amo a minha maneira de agir,,Prefiro fazer tudo antecipadamente..Pois sei que não me preocupo só comigo e sim com os que estão a minha volta .Este texto me inspirou a ser á cada dia melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o comentário... Obrigada Paulinha...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto Renata, parabéns. Irei me expirar, vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ângela, que bom... estamos aqui para crescermos juntas... vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei! Sou msm assim, mil coisas umas atropela a outra. Tbm sou assim com meus pincéis e Tenho a solução para seus(pessoalmente te falo)...😉😘

    ResponderExcluir
  6. Amei! Sou msm assim, mil coisas umas atropela a outra. Tbm sou assim com meus pincéis e Tenho a solução para seus(pessoalmente te falo)...😉😘

    ResponderExcluir
  7. Eu finalmente lavei o pincel Daniela rsrs... Mas pode me dar sua dica que eu vou amar. Bjos

    ResponderExcluir